30 de ago de 2012

01 de setembro- Dia do Professor de Educação Física


O dia do professor de educação física foi criado para homenagear esses profissionais que incentivam as práticas esportivas, trazendo grandes benefícios para a vida das pessoas.
O surgimento da data aconteceu em razão das comemorações de São Cosme e São Damião, em 27 de junho, onde os mesmos organizavam várias brincadeiras para as crianças, seguidas da entrega de doces e guloseimas.
Por vários anos a data foi comemorada nesse dia, mas com a regulamentação da profissão, pela lei federal 9.696/98, publicada no dia primeiro de setembro de 1998, mudou-se então para a mesma data da lei.

A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações.
Os professores de educação física são importantes para nossas vidas, pois ajudam na manutenção da saúde e da qualidade de vida, além de afastar os jovens das drogas através das práticas esportivas.
Hoje em dia esse profissional é muito mais valorizado, em razão dos modismos de culto ao corpo, levando as pessoas se tornarem mais vaidosas, passando a julgar necessária uma aparência mais bonita.
Os professores de educação física trabalham nas academias, nas escolas, nos condomínios, podem atuar de forma grupal ou individual – personal trainers, profissionais habilitados para desenvolverem programas exclusivos, de acordo com os objetivos físicos que o cliente deseja.
Um trabalho específico dos professores de educação física é quanto à obesidade infantil, assunto polêmico, mundialmente estudado, em razão do aumento de crianças acima do peso. Esse tema tem sido muito debatido, pois as crianças têm apresentado uma alimentação inadequada, à base de sanduíches, frituras, refrigerantes e gorduras hidrogenadas, podendo gerar problemas sérios para sua saúde.


PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br

Estelimar Maria Teixeira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog!