12 de nov. de 2012

Olimpíada de Foguetes na EE Marcolino de Barros


Foram realizadas no primeiro semestre de 2012 na EE Marcolino de Barros as atividades da MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes juntamente com as atividades da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica com participação maciça dos alunos. Tivemos a participação de 1200 alunos fazendo as provas tanto no ensino fundamental como ensino médio. Na MOBFOG tivemos um número expressivo de projetos foram 22 equipes que elaboraram, montaram, testaram, apresentaram e lançaram seus foguetes construídos com garrafas pet, papelão, latinhas de refrigerante e movidos a vinagre e bicarbonato de sódio e lançados a partir de bases construídas com madeira, canos e ferros. Vence o lançamento que obtiver a maior distância. Todas as atividades foram orientadas por professores sob a coordenação do professor Eder Cley Santana e com o total apoio da direção da escola.
Os lançamentos foram realizados no Parque municipal do Mocambo no dia 19 de maio diante de alunos, pais, professores, curiosos e agentes da imprensa escrita, internet, rádio e televisão. O evento com animador e lanches agitou toda a manhã fria deste dia. Cada equipe teve direito de fazer dois lançamentos, porém todos fizeram seus primeiros lançamentos e depois todos retornaram lançando novamente. Todos os 22 foguetes voaram, alguns poucos metros, outros com projetos consistentes e bem elaborados voaram mais de 100 metros, mas o importante foi ver o interesse, a dedicação e a participação dos mais de 100 alunos envolvidos.
A realização da mostra no âmbito da escola era para escolher o projeto que representaria a escola nacionalmente já que pelos regulamentos da OBA-MOBFOG apenas um projeto pode concorrer por escola. Ao final a equipe vencedora que elaborou e executou um projeto de melhor qualidade, obtendo assim melhores resultados. Nos testes em média obtiveram 180m. Eles venceram o concurso com dois lançamentos excelentes de 196 metros e 205 metros.
Obteve esse êxito a equipe formada pelos alunos da 3ª série do ensino médio regular Rodrigo Carvalho Alves de Oliveira, Higor Araújo Rosa, Bruno Amâncio Nogueira Pimentel, Flávio Henrick Simão Fernandes e Lorena Sousa e Silva.
            O resultado não foi surpresa porque esse é o segundo ano que participamos da MOBFOG e no ano passado essa equipe venceu a etapa escolar e representou a escola na III Jornada de Foguetes em Passa quatro-MG, mas pelos regulamentos apenas os três primeiros integrantes foram participar e como todas as despesas desse evento é por conta dos participantes conseguimos o patrocínio da SEE-MG. Na então Jornada o projeto foi 4° colocado levando o prêmio máximo (já que os dez melhores são premiados). O resultado rendeu convite para que o professor Eder e os alunos fossem convidados para VIII Jornada Espacial a ser realizada em São José dos Campos.
            O excelente resultado de 2012 foi coroado com medalha de ouro para os alunos e um convite para participar da IV Jornada de Foguetes a ser realizada no hotel Fazenda Ribeirão em Barra do Piraí – RJ de 15 a 18 de outubro. Esse ano poderá ir cinco alunos, porém como as despesas de hotel e passagens são por conta dos participantes e pela distância e também o hotel os custos são altíssimos para os alunos, (conforme documentação anexa entregue) o que então esperamos contar novamente com o apoio da SEE-MG.
            Com todo esse êxito e participação dos alunos  percebo que os jovens tem sim muito interesse pelas atividades científicas bastando apenas incentivo, e a olimpíada de foguetes é um incentivo alto para isso.

EDER CLEY SANTANA





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog!