13 de dez. de 2012

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL



PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - PEP
Inscrição 2013
      Inscreva-se para ter a oportunidade de realizar um curso técnico. São dois programas nos quais que você poderá concorrer a uma vaga em cursos técnicos:
PEP: para alunos da rede estadual que estejam cursando a 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio ou EJA Presencial e para egressos do Ensino Médio de qualquer rede, desde que não estejam cursando o ensino superior.
PRONATEC: para alunos da 1ª, 2ª, ou 3ª séries do Ensino Médio ou EJA Presencial das redes públicas municipais, estadual ou federal e, conforme Medida Provisória (MP 593/2012) também poderão se inscrever os egressos do ensino médio de qualquer rede.
  Estão abertas as inscrições para 50 mil vagas no ensino técnico em Minas, as inscrições para o Programa de Educação Profissional  iniciaram dia 23 de novembro  de 2012 e vai até dia 17 de dezembro de 2012. 
Para se inscrever, os interessados devem acessar a página do PEP e informar CPF e RG.
A seleção dos candidatos será feita por meio de uma única prova no dia 13/01/2013. A prova terá questões de Língua Portuguesa e Matemática, abrangendo os Conteúdos Básicos dessas disciplinas,

Quem pode concorrer
     No PEP são ofertadas 30 mil vagas para 2013. Para participar do Programa, o interessado deve estar matriculado no ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos para este mesmo nível de escolaridade na rede estadual. Também podem concorrer às vagas aqueles que já concluíram o ensino médio em qualquer rede de ensino, seja pública ou particular, desde que não estejam cursando o ensino superior
     No Pronatec, as 18.533 vagas são destinas exclusivamente a estudantes. Podem concorrer alunos que, em 2013, estejam matriculados no ensino médio da rede pública (municipal, estadual ou federal), seja no ensino regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Da rede particular, só podem participar os alunos que cursam todo o ensino médio na condição de bolsista integral.
No municípios de Patos de Minas serão ofertados 8 cursos :
1- Técnico em Análise Clínicas - Noite - 35 vagas;
2- Técnico em enfermagem - Noite - 30 vagas
3- Técnico em Farmácia - Tarde - 35 vagas
4- Técnico em Higiene Dental - noite - 35 vagas
5- Técnico em Nutrição e Dietética - Noite - 35 vagas
6- Técnico em Segurança do Trabalho - Manhã - 35 vagas; Tarde - 35 vagas e Noite - 35 vagas
7- Técnico em recursos Humanos- Manhã - 35 vagas e Noite - 35 vagas
8- Produção Alimentícia - Noite - 35 vagas
     No Programa PEP, a Secretaria de Estado de Educação assume o pagamento integral do curso o aluno, o que inclui o material didático. Os cursos são ofertados por instituições que integram a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio.
     No Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, as vagas são ofertadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai /MG) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac / MG). Os alunos classificados para o Pronatec recebem uma assistência estudantil para o transporte escolar, alimentação e material didático.



Fonte: www.educacao.mg.gov.br

                                                                                                         Estelimar Maria Teixeira







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog!